segunda-feira, 24 de junho de 2013

Filme: Valsa com Bashir [Vals Im Bashir] - 2008



Diretor:  .
Elenco:  . 
País: Israel, França, Alemanha, EUA, Finlândia, Suíça, Bélgica e Austrália.
Língua: Hebreu, árabe, alemão e inglês.
Gênero: Documentário animado, Drama, Biografia, Guerra.
IMDB: 7,9.

ComentáriosA perda de memória, os buracos da falta de lembrança preenchidos com atalhos, com ficções... A realidade vivida historicamente não pode ter buracos na memória. Pode, sim, ter memórias diferentes do mesmo fato, mas não esquecidas. Valsa com Bashir conta a história (e já digo o porquê de ser 'história' e não 'estória') de um cineasta, que mesmo não ficando explícito é de se notar que é o próprio cineasta Ali Folman, que busca através de diálogos com amigos e outras pessoas, recuperar a memória da vivência nas tropas israelenses que invadiram o Líbano em 1982, mais precisamente, ele busca a última lembrança: o massacre de Sabra e Chatila. 

A História (com 'H' maiúsculo) nos conta que a primeira guerra do Líbano (essa em que "nosso" protagonista tenta rememorar) se deu quando tropas israelenses invadiram o Líbano com o objetivo de cessar os ataques dos palestinos (em teoria); o então recém-eleito presidente do Líbano, Bashir, foi assassinado (Bashir era um dos principais comandantes das Falanges Libanesas, uma milícia cristã de extrema-direita, apoiada por Israel, e que lutava contra os muçulmanos nacionalistas libaneses e os militantes palestinos). Dois dias depois de Bashir ser assassinado, milhares de civis refugiados palestinos e libaneses foram assassinados numa área invadida pelos israelenses (na grande parte, mulheres idosos e crianças).

Voltando ao Valsa com Bashir, e agora entendendo o porquê é uma história (e não estória), nosso protagonista, após uma conversa de bar com um amigo da época das invasões, tem uma visão que julga ser do massacre de Sabra e Chatila mas que não sabe se é real. Não se conformando com a falta de memória do ocorrido, busca colegas, amigos e outras pessoas que estavam na guerra do Líbano e também pessoas que estavam no massacre para tentar se lembrar. O grande objetivo do filme (ou objetivos) é aos poucos alcançado no decorrer das conversas que o protagonista tem com essas pessoas. É a memória, agora não mais do protagonista, mas da própria humanidade que vai se montando a nossa frente. É um filme de guerra, duro, drama pra valer, ainda mais quando o espectador é martelado com o fato de aquilo realmente ter acontecido. 

Há vários e vários motivos pra assisti-lo, é um documentário, mas é documentário animado (obviamente que o animado aqui se refere a ser um filme desenhado, e o mais impressionante, desenhado à mão), e creio eu que a ideia de tornar essa história em um filme animado é incrível por torná-lo um filme muito mais palatável, instigando o espectador e o prendendo a história, do que se fosse realmente filmado. A animação em si é linda e a união da história com a animação dramática é feita de forma muito peculiar pelo diretor Ali Folman. É interessante também por ser uma produção de Israel, Alemanha, França, Estados Unidos, Finlândia, Suíça, Bélgica e Austrália e contado quase todo em Hebreu. Filme riquíssimo em muitos aspectos e, algo que julgo importante nessa arte, o filme traz um significado forte, não é vazio como uma estorinha sem sentido bonita de se ver. Aí está uma bela produção com uma grande parte de Israel (coisa que não vemos frequentemente por esses lados ocidentais). A memória dos fatos vistos em Valsa com Bashir realmente não podem se apagar.

Outro fato interessante do filme é que quase todas as pessoas com que o protagonista conversa, são realmente as pessoas que vivenciaram tudo aquilo, daí o fato de ser um documentário e não uma ficção. O protagonista é o próprio Ali que atua (atua aqui no sentido das falas e expressões da voz).
http://ca.isohunt.com/download/107805273/waltz+with+bashir.torrent
http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3413604/vals-im-bashir-pb

Um pouco mais:
http://www.imdb.com/title/tt1185616/?ref_=fn_al_tt_1
http://www.gelbc.com.br/pdf_jornada/pablo_goncalo.pdf
http://www.cineclick.com.br/falando-em-filmes/criticas/valsa-com-bashir
http://www.cinepop.com.br/criticas/valsacombashir.htm
http://ipsilon.publico.pt/cinema/filme.aspx?id=217036




Nenhum comentário:

Postar um comentário